top of page

O que é lazer pra você

Atualizado: 21 de jan. de 2020



O Lazer, que vem do latim ‘licere’ – ser lícito, ser permitido -, é normalmente definido como uma série de atividades que o ser humano pode praticar em seu tempo livre, ou seja, naquele momento em que não está trabalhando, em tarefas familiares, religiosas ou sociais e que lhe proporcionam prazer. Neste contexto ele tem a oportunidade de relaxar, descansar, se distrair, exercer alguma forma de recreação.

No entanto, lazer não é apenas “ficar sem fazer nada” ou ainda fazer algo sem nenhum propósito. Ele pode ter uma conotação reflexiva e deve ser transformador, pois ele será um conector para o conhecimento de si mesmo, já que todos somos capazes de saber do que gostamos de fazer, ele pode ser um princípio de autoconhecimento onde podemos pesquisar mais sobre nós mesmos, e descobrir a partir do lazer aquilo que nos agrada como profissão, como relacionamentos entre outros setores das nossas vidas.

O lazer pode ser uma válvula para incluir as pessoas em meios artísticos, por exemplo; ou ainda, em meios culturais, trazendo enriquecimento e oportunidade no processo de saber sobre si e tomar decisões mais acertadas para a sua vida, impactando de uma maneira positiva aqueles que estão ao seu redor, pois quanto mais uma pessoa se conhece, mais ela sabe o que pode fazer de melhor para ela e para os seus semelhantes.

Pode se dizer ainda que o lazer está ligado ao âmbito pedagógico, pois se ele for exercitado corretamente fará com que o individuo se alinhe com os ‘Quatro Pilares da Educação’ de Delors: aprender a conhecer (adquirir instrumentos da compreensão), aprender a fazer (para poder agir sobre o meio envolvente), aprender a viver juntos (cooperação com os outros em todas as atividades humana), e finalmente aprender a ser(conceito principal que integra todos os anteriores). Sendo assim o lazer não deve ser visto apenas como “mera diversão”.

Nelson Carvalho Marcelino,Sociólogo, Mestre em Filosofia da Educação, Doutor em Educação, e Livre-docente, em Educação Física, na área de Estudos do Lazer divide o Lazer em seis esferas essenciais no seu livro Estudos do Lazer, uma introdução, de 2000: interesses artísticos, intelectuais, físicos, manuais, turísticos e sociais. Todos podem participar, eventualmente, de cada um destes setores da vida em sociedade.

Existem dois tipos de lazer: O Passivo e o Ativo.

O passivo é aquele que envolve o individuo numa teia consumista gerada pela Indústria Cultural, na qual o consumidor não passa de mais uma peça da engrenagem. Ele é inserido no mercado, hipnotizado pelo universo da publicidade, e neste sentido o Lazer também se transforma em um produto, acessível não mais apenas pelo tempo de que a pessoa dispõe, mas principalmente pelo capital. Infelizmente esse acaba sendo o lazer que mais é confundido com bem estar, tranqüilidade, etc. É muito fácil ser envolvido pelo lazer passivo, pois, sem um prévio auto conhecimento de si, sem uma educação dos sentido, sem um olhar crítico e seletivo o ser humano se entrega a todo tipo de facilidade e se entrega a cultura de massa que é dirigida pela mídia, desse modo o individuo age de forma automática, consome o “produto lazer” sem questionar pois não tem em si auto conhecimento suficiente para saber discernir o que lhe convém ou não, tampouco o que lhe é bom ou ruim. Prega a mídia que para ser feliz é preciso ter determinado produto para ser feliz, e o individuo acaba por adquirir, buscando fora de si sensações que estão o tempo todo dentro de si.

Já o Lazer ativo proporciona o poder de decisão, onde o individuo consciente de si mesmo sabe escolher o que lhe é mais agradável, pois aprendeu a ler-se e coloca em prática os quatro pilares educacionais: o conhecimento (de si e dos outros), a ação (pratica o que gosta respeitando os limites de si e dos outros), o convívio ( a sociedade comum a todos), e os sentimentos (que integra todos os outros em favor de si e do próximo).

Dessa maneira pode se afirmar que existe uma escolha de vida qualitativa que integra o indivíduo, o meio onde vive com tudo e todos. Simultaneamente o ser encontra o desejado deleite e o imprescindível repouso.

O lazer é algo que você pensa em fazê-lo conscientemente, faz com satisfação e sai dele melhor do que você estava.

133 visualizações1 comentário

Posts recentes

Ver tudo
bottom of page